NotíciasRSS

CGU altera procedimentos para apuração de responsabilidade de empresas
07/07/17

imagem da noticia
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União publicou a Portaria nº 1.381/2017, que altera a Portaria nº 910/2015, a qual define os procedimentos para a apuração de responsabilidade administrativa de empresas de que trata a Lei Anticorrupção – Lei nº 12.846/2013. Conforme a pasta, o objetivo é agilizar e garantir a conclusão dos processos, instaurados no Poder Executivo Federal, relativos às pessoas jurídicas que praticam atos lesivos contra a Administração Pública.

De acordo com a CGU, no entanto, não há impactos nos trabalhos em andamento. As mudanças apenas evidenciam a separação entre as funções da Secretaria-Executiva da CGU e da Corregedoria-Geral da União. A primeira continuará dedicada à condução dos acordos de leniência. Já a segunda permanece responsável pela instauração do Processo Administrativo de Responsabilização – PAR. Desse modo, o Ministério destaca que a distinção de tarefas representa um aperfeiçoamento nos fluxos internos e busca garantir mais sigilo às negociações e efetividade aos resultados.

Uma das principais mudanças é que a fase de instrução probatória do Processo Administrativo de Responsabilização – PAR acontecerá no início dos trabalhos. A pessoa jurídica será notificada a apresentar as provas quando da instauração do processo. Na redação anterior, tal oportunidade só ocorria após a empresa ter sido indiciada, em razão de uma investigação preliminar.

Fonte: Brasil News
Compartilhe esta notícia:

«voltar

[+]Notícias

2017 • TEIXEIRA FILHO ADVOGADOS

Rua Henrique Meyer, 280, 18º andar, conj. 1809
Edifício Helbor Offices Joinville • Centro • Joinville/SC
CEP: 89201-405 • Fone: +55 47 3433 4686
OAB/SC 465/99
Acompanhe-nos: twitter facebook