Notícias

Junta Comercial deverá indenizar aposentado vítima de fraude

29/04/10

A 2ª Câmara Cível do TJ condenou a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) ao pagamento de indenização a um bancário aposentado, por ter fornecido documentos que o indicavam falsamente como sócio de uma empresa. O aposentado ajuizou ação de danos morais, tendo o juiz de primeira instância condenado a Jucema ao pagamento de R$ 12 mil devidamente corrigidos, decisão que foi alvo de recurso para o TJ.

Na ação de indenização, o aposentado informou que, em setembro de 2007, recebeu notificação do Ministério da Integração Nacional sobre a existência de processo apuratório de desvio de recursos do Fundo de Investimento do Nordeste (FINOR), por suposta fraude e irregularidades no dossiê da empresa, na qual foi relacionado como acionista majoritário. Os documentos constantes do processo foram fornecidos ao Ministério da Integração pela Junta Comercial.

O requerente destacou que jamais foi acionista da empresa, e que o Ministério da Integração estipulou o prazo de 15 dias para que ele apresentasse defesa sobre os fatos investigados no processo. Requereu, então, à Jucema, o cancelamento dos cadastros e declaração da inverdade das informações acerca de sua participação no quadro societário da empresa.

PRAZO - A Jucema demorou mais de dois meses para proceder aos atos de cancelamento e fornecimento de informações, fato que acarretou na perda do prazo para defesa do prejudicado junto ao Ministério.

O recurso da Jucema, contra o pagamento da indenização foi relatado pelo desembargador Marcelo Carvalho, que manteve a condenação anteriormente arbitrada em primeira instância. O juiz justificou em sua sentença que a Jucema, como órgão público, tem o dever de observar a legalidade e a veracidade dos documentos que lhe são apresentados. Por outro lado, considerou a boa conduta social do aposentado, pessoa bem vista pela sociedade e com uma reputação a zelar.

O voto de Marcelo Carvalho foi acompanhado pelos desembargadores Raimundo Cutrim e Nelma Sarney.

(Fonte: Jurisway - TJAM)

Notícias

20/03/24
A defesa do contribuinte em processos criminais fiscais
04/05/23
O contribuinte que apresenta Guias de Informação do ICMS com dados inexatos, mas precedidas de notas fiscais eletrônicas corretamente emitidas, pratica crime de sonegação fiscal?
07/12/22
Stalking é crime e dá cadeia. Saiba mais aqui.
28/11/22
Sociedade empresarial: como se procede na apuração dos haveres dos sócio retirante?
27/11/22
Sociedade empresarial: é possível a exclusão de sócio minoritário?
15/08/22
Processo administrativo contra servidor: TRF-3 entende que decisão punitiva contrária à prova dos autos é ilegal

Veja mais