Notícias

Prefeitura de São Paulo é condenada por divulgar salários de funcionários

12/11/10

A Prefeitura de São Paulo foi condenada a indenizar 20 servidores que tiveram seus salários publicados no site da municipalidade. A decisão, por maioria de votos, é da 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Em nome da chamada "política da transparência", a prefeitura divulgou nomes, cargos e salários dos servidores municipais. Os funcionários ingressaram com ação de indenização na qual argumentaram que houve violação de intimidade com a divulgação dos dados.

Os servidores pediram indenização por danos morais, julgado improcedente pelo juízo de 1ª instância. Para reformar a decisão, recorreram junto ao Tribunal de Justiça e obtiveram êxito.

Em seu, voto, o relator, desembargador Leme de Campos, afirmou que a prefeitura afrontou a Constituição Federal ao tomar a medida. Com base nesse argumento, condenou a municipalidade a indenizar cada servidor em R$ 5 mil.

A decisão teve a participação dos desembargadores Sidney Romano dos Reis (revisor) e Carlos Eduardo Pachi.

(Fonte TJSP - Apelação nº 990.10.413845-0)

Notícias

20/03/24
A defesa do contribuinte em processos criminais fiscais
04/05/23
O contribuinte que apresenta Guias de Informação do ICMS com dados inexatos, mas precedidas de notas fiscais eletrônicas corretamente emitidas, pratica crime de sonegação fiscal?
07/12/22
Stalking é crime e dá cadeia. Saiba mais aqui.
28/11/22
Sociedade empresarial: como se procede na apuração dos haveres dos sócio retirante?
27/11/22
Sociedade empresarial: é possível a exclusão de sócio minoritário?
15/08/22
Processo administrativo contra servidor: TRF-3 entende que decisão punitiva contrária à prova dos autos é ilegal

Veja mais