Notícias

Execução antecipada não se aplica a pena restritiva de direito, diz TJ-PR

19/09/17

No julgamento do Habeas Corpus 1.713.907-4 a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná entendeu que a execução antecipada da pena, permitida pelo Supremo Tribunal Federal, não vale para penas restritivas de direito.

No caso dos autos, o réu havia sido condenado a 3 anos de prisão em regime aberto, mas a pena privativa de liberdade foi substituída por duas restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária.

Mantida a condenação em segundo grau, foi determinada a execução antecipada da pena, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal. No entanto, a defesa do réu recorreu desta decisão por meio de Habeas Corpus.

O desembargador Macedo Pacheco, ressaltou no julgamento do HC, que o artigo 147 da Lei de Execução Penal e o artigo 669 do Código de Processo Penal deixam claro a exigência do trânsito em julgado no caso de pena restritiva de direito e que o Supremo Tribunal Federal, em nenhum momento, reconheceu a inconstitucionalidade desses dispositivos.

Seguindo o voto do desembargador Macedo Pacheco a 1ª Câmara Criminal do TJ-PR, por maioria, reconheceu que a execução antecipada não vale para penas restritivas de direito.

Fonte: Consultor Jurídico (ConJur)

Notícias

20/03/24
A defesa do contribuinte em processos criminais fiscais
04/05/23
O contribuinte que apresenta Guias de Informação do ICMS com dados inexatos, mas precedidas de notas fiscais eletrônicas corretamente emitidas, pratica crime de sonegação fiscal?
07/12/22
Stalking é crime e dá cadeia. Saiba mais aqui.
28/11/22
Sociedade empresarial: como se procede na apuração dos haveres dos sócio retirante?
27/11/22
Sociedade empresarial: é possível a exclusão de sócio minoritário?
15/08/22
Processo administrativo contra servidor: TRF-3 entende que decisão punitiva contrária à prova dos autos é ilegal

Veja mais