Notícias

Defesa fiscal: juiz anula autuação porque a empresa tinha créditos contra a Receita

12/05/21

imagem da noticia
Uma empresa de comércio de produtos de borracha foi autuada em aproximadamente R$ 56 mil por um auditor fiscal sob acusação de não ter declarado imposto sobre produtos industrializados (IPI). A autora alegou que no período da autuação teria um saldo credor de IPI de cerca de R$ 115 mil.

A empresa requereu o ressarcimento e a compensação do débito de IPI. Porém, o Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (Perdcomp) não foi processada a tempo e segue sob análise. A autora lembrou que a permanência dos débitos em aberto a impediriam de participar de diversos certames licitatórios. Também reclamou de falta de clareza no método usado para cálculo do imposto.

O juiz Gustavo Moreira Mazzili não constatou impugnação específica dos dados na defesa da União: "Trata-se de uma ação da demandante, com elemento indiciário de prova e dados específicos sobre fato descaracterizador do indébito tributário, que não foi devidamente contraditada pela defesa". Assim, o Juízo poderia apenas reconhecer a argumentação da autora — feita pelos advogados João Luiz Lopes e Wellington Ricardo Sabião, do escritório João Luiz Lopes Sociedade de Advogados.

(Fonte: Conjur - Processo 1006191-94.2020.4.01.3810)
Imagem: Canva



Notícias

27/05/21
STJ: fluxo de caixa descontado não serve para apurar haveres em retirada de sócio
26/05/21
TJSC confirma improbidade de vereador e assessora que fizeram turismo com verba pública
26/05/21
Inclusão de candidatos aprovados por decisão da Justiça não altera número de vagas em concurso
28/04/21
Justiça condena Serasa por divulgar telefone de devedor sem autorização prévia
27/04/21
Reclame Aqui vira local de queixas sobre proteção de dados
27/04/21
79% dos escritórios de contabilidade estão atrasados em relação à LGPD

Veja mais